POLÍTICAS PÚBLICAS E GOVERNO LOCAL

O Curso

O Município tem lugar de destaque no âmbito do Poder Público no Brasil, em especial após a Constituição Federal de 1988 ter conferido a esse ente federado autonomia política, organizacional e financeira. É a partir da vida nas cidades que as dinâmicas e as relações sociais e econômicas se desenvolvem, entrelaçam-se e se conectam com outras dimensões geográficas e políticas. Para que o país alcance patamares de desenvolvimento considerados satisfatórios, o Município deve acompanhar passo a passo esse processo.

Neste curso serão apresentados conteúdos específicos sobre as normas e procedimentos relacionados com a organização e o funcionamento do Executivo e do Legislativo municipais em suas interfaces com as políticas públicas. O desenvolvimento econômico e social recebe também destaque, visando demonstrar que o Governo Municipal pode proceder de forma a promovê-lo, trazendo resultados positivos para a população e para a economia local. Por fim, são abordadas as formas de participação popular na administração.

Objetivo

Desenvolver nos participantes a capacidade de entender o papel do poder público municipal (Executivo e Legislativo), suas competências e instrumentos para elaborar e gerir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do município.

Conteúdo Programático

O curso está organizado em quatro unidades:

  • Unidade 1 – Organização Federativa e Municípios.
  • Unidade 2 – Planejamento e Orçamento no Município.
  • Unidade 3 – Oportunidades Municipais para o Desenvolvimento.
  • Unidade 4 – Gestão Municipal e Participação Social.

Público-Alvo

Gestores, servidores e outros profissionais que atuem na Administração Pública Municipal.

Informações

Conteudistas:

Leonardo Mello
Mestre em Estatística na área de Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, especialização em Políticas Públicas pela Universidade do Texas – Austin e graduação em Sociologia e Ciência Política pela PUC-Rio. Trabalha com a promoção dos direitos e políticas públicas desde 1991, estudando finanças públicas e sua ligação com a promoção de diferentes políticas setoriais, promovendo cursos de capacitação para atores sociais tão diversos quanto vereadoras/es, sindicatos, agentes públicos, lideranças sociais, delegadas/os e participantes de dinâmicas de Orçamento Participativo, no Brasil e no exterior.

Importante

A Faculdade IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria para confirmar sua realização.

Este é um curso autoinstrucional e, antes de iniciar seu estudo, temos algumas informações importantes.

Cursos autoinstrucionais são realizados sem acompanhamento de tutoria, ou seja, o participante acessa os materiais e conteúdos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e organiza sua rotina de estudo.

Certificação

Terá direito ao certificado o Participante que alcançar 60% de acertos da Avaliação de Aprendizagem.

Investimento

R$ 50,00
Para descontos especiais entre em contato com a Secretaria da Faculdade pelo e-mail: faculdade@ibam.org.br
Servidores de Prefeituras, Câmaras e outras entidades associadas ao IBAM tem 20% de desconto.

Convide seus amigos e aproveite outros descontos:

  • 2 matrículas = 10 % de desconto.
  • 3 matrículas ou mais = 15 % de desconto.
  • Ex-alunos(as) – 10% de desconto.
Enviar mensagem
1
Aguardando você!
Olá, podemos te ajudar?