A trajetória do IBAM na capacitação de lideranças acumula décadas de experiências bem-sucedidas para gestores municipais, estaduais e federais. Desde a sua criação, o IBAM se dedica a estudar o perfil da agenda do governo municipal e das relações intergovernamentais como insumos importantes para conceber estratégias de condução das políticas públicas e o desenvolvimento institucional da Administração Municipal.
O IBAM foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) no final de 2019 como Instituição de Ensino Superior (IES), finalizando o processo de credenciamento iniciado no ano de 2016. O MEC/INEP aprovou a Faculdade IBAM-ENSUR por meio da Portaria n°1.543, de 06 de setembro de 2019. Em ato concomitante, a Portaria nº437, de 19 de setembro de 2019, autorizou a nova Faculdade a ofertar 75 vagas para o Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Pública.
Na sequência, o IBAM obteve por meio da Portaria n° 650, de 12 de agosto de 2020, o credenciamento institucional para oferta de Cursos Superiores na modalidade a distância (Graduação e Pós), após a publicação favorável do Parecer n° 9, de 29 de janeiro de 2020, exarado pela Câmara Superior do Conselho Nacional de Educação e favorável à criação da nova IES.
A Faculdade IBAM considera o credenciamento do MEC o reconhecimento de seu potencial de continuar a produzir transformações e impactar de maneira positiva a nossa realidade social, mediante ações voltadas para aqueles que desejam se profissionalizar e vir a ocupar papel de liderança no âmbito do setor público e demais setores que com este se relacionam.
A Faculdade IBAM alcançou o Conceito Institucional (CI) 4 (quatro) (muito bom), e Conceito de Curso (CC) 3 (três) (satisfatório), conforme pode ser extraído do parecer homologado pelo Portaria n° 1.543, publicada no D.O.U. de 10/9/2019, Seção 1, Pág. 19, e Parecer CNE/CES n° 324/2019, aprovado em 8 de maio de 2019.
Para desenvolver os trabalhos da Faculdade IBAM, contamos com o seguinte corpo dirigente:
Diretora Geral: Claudia Ferraz
Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo e Diretora Geral da Faculdade IBAM. Tem mais de 20 (vinte) anos de experiência no planejamento, coordenação e desenvolvimento de projetos no campo da modernização administrativa e gestão de pessoas, no Brasil e no exterior, além da articulação com os diversos atores sociais: agentes políticos, gestores, servidores, técnicos governamentais, lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil organizada e sindicatos. Professora da Escola Nacional de Serviços Urbanos do IBAM e dos cursos de MBA de Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial da Fundação de Apoio ao CEFET? FUNCEFET. É autora e colaboradora em artigos e documentos sobre gestão pública.
Diretor Acadêmico: Leonardo José Amaral de Mello
Doutorando e Mestre em Estatística na área de Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), especialização em Políticas Públicas pela Universidade do Texas – Austin e graduação em Sociologia e Ciência Política pela PUC/Rio. Diretor Acadêmico da Faculdade IBAM. Trabalha com promoção dos direitos e políticas públicas desde 1991, estudando finanças públicas e sua ligação com a promoção de diferentes políticas setoriais, ministrando cursos de capacitação para atores sociais tão diversos quanto vereadoras/es, sindicatos, agentes públicos, lideranças sociais, delegadas/os e participantes de dinâmicas de Orçamento Participativo, no Brasil e no exterior. Atua na capacitação de atores sociais para participação em políticas para idosos, e para crianças e adolescentes.
Secretário: Tito Ricardo de Almeida Tortori
Mestre pelo IOC – FIOCRUZ em Ensino de Biociências e Saúde (2006), Especialista pela PUC-Rio em Mediação pedagógica em EAD (2010) e em Docência Superior pela UNESA (200), Graduado em Direito pela UNESA (1984) e Ciências Físicas, químicas e Biológicas pela FAHUPE (1981). Experiência: Especialista em EAD com larga experiência com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), coordenador da equipe de produção de material didáticos, designers instrucionais e tutoria do IBAM, com experiência na capacitação de Gestores e Técnicos da Gestão Ambiental Municipal no escopo do projeto PQGA, parceria do IBAM com o Fundo Amazônia, coordenador da equipe de Gestão Acadêmica em diversos cursos de formação da pós-graduação aos cursos de extensão.
Coordenadora do Curso: Márcia Costa Alves da Silva
Doutoranda no Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRRJ. Mestre em Administração (UNESA), com especialização em Recursos Humanos (FGV) e em Planejamento e Gestão Educacional (UFF). Graduação em Psicologia (UGF) e Direito (UNESA). Experiência profissional voltada para a área de Gestão de Pessoas, Gestão por Competências, Educação Corporativa, Políticas Públicas, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Gerencial e de Equipes. Atualmente trabalha como coordenadora de Ensino no Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, onde coordena programas e projetos de treinamento em ensino presencial e a distância e no SENAC Rio onde atua como docente em cursos técnicos profissionais. Como consultora atua como especialista em gestão de pessoas em projetos de Modernização Administrativa para organizações públicas e privadas. Como docente possui experiência em cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionais.
Os portais do IBAM utilizam cookies para melhorar a experiência de navegação e disponibilizar funcionalidades adicionais. Política de privacidade
Permitir cookies