IMPLEMENTAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O Curso

O curso aborda os programas, projetos e ações dos respectivos planos e sua hierarquização. Trata ainda da organização dos planos de execução e dos principais aspectos a serem atentados na elaboração de termos de referência. Este módulo traz um enfoque para os planos já elaborados e visa apoiar a contratação e realização de projetos.

As aulas serão realizadas dias 8, 15, 22 e 29 de junho às 17h.

Objetivo

Proporcionar atualização conceitual e metodológica no tema do saneamento básico com o propósito de instrumentalizar os participantes para a elaboração, implementação e/ou revisão de Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no contexto do marco regulatório para o setor.

Público Alvo

O público ao qual se destinam os Cursos é variado, uma vez que possui objetivos que atendem ao interesse de indivíduos com múltiplas inserções:

  • Gestores públicos e técnicos que atuam nas áreas de saneamento e resíduos sólidos;
  • Profissionais que desejam se atualizar;
  • Grupos de interesse da sociedade civil organizada;
  • Estudantes de graduação que desejam se especializar em temas específicos;
  • Jovens que procuram se aprofundas e conhecer diferentes áreas do conhecimento.

Conteúdo Programático

  • Marcos legais
  • Identificação dos programas, projetos e ações previstas nos planos
  • Hierarquização dos programas e ações
  • Acompanhamento do plano de execução
  • Prioridades para elaboração de Termo de Referência

Informações

Professoras:

Karin Segala
Assistente social, Coordenadora de Projetos na área de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do IBAM, direcionou sua experiência profissional para a gestão ambiental urbana, com foco em saneamento básico, gestão de resíduos sólidos e seus rebatimentos em planos diretores. Possui ampla experiência em coordenação de equipes multidisciplinares para o desenvolvimento institucional do setor, atuação nas modalidades de capacitação e de assessoria técnica em processos participativos, na implementação e acompanhamento de programas e projetos, e na elaboração de publicações nos temas saneamento básico e gestão de resíduos sólidos. Atuou em municípios de todas as regiões do Brasil e também em programas internacionais realizados em Moçambique, na África.

Patrícia Finamore Araujo
Engenheira ambiental pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e doutoranda em Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (PROURB/FAU/UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Estudos das Águas Urbanas (LEAU). Engenheira da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), de 2011-2016, responsável pela supervisão de obras civis e avaliação de projetos básicos e executivos de engenharia, por ações para a melhoria das condições sanitárias de comunidades tradicionais e pela elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico. Desde 2016 integra a equipe de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (DUMA/IBAM), atuando na elaboração de instrumentos de planejamento, sempre com o viés do saneamento básico, no desenvolvimento de programas de resíduos sólidos e na assessoria técnica a municípios do Bioma Amazônia.

Investimento

R$ 1.400,00
Boleto bancário ou em 3 x sem juros no cartão de crédito.
Para descontos especiais entre em contato com a Secretaria de Cursos pelo e.mail: sec-ensur@ibam.org.br

  • 2 matrículas = 10% de desconto
  • 3 matrículas ou mais = 15% de desconto
  • Entidades associadas ao IBAM = 20% de desconto.
Enviar mensagem
1
Aguardando você!
Olá, podemos te ajudar?