O curso aborda os programas, projetos e ações dos respectivos planos e sua hierarquização. Trata ainda da organização dos planos de execução e dos principais aspectos a serem atentados na elaboração de termos de referência. Este módulo traz um enfoque para os planos já elaborados e visa apoiar a contratação e realização de projetos.
As aulas serão realizadas dias 8, 15, 22 e 29 de junho às 17h.
Proporcionar atualização conceitual e metodológica no tema do saneamento básico com o propósito de instrumentalizar os participantes para a elaboração, implementação e/ou revisão de Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no contexto do marco regulatório para o setor.
O público ao qual se destinam os Cursos é variado, uma vez que possui objetivos que atendem ao interesse de indivíduos com múltiplas inserções:
Karin Segala
Assistente social, Coordenadora de Projetos na área de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do IBAM, direcionou sua experiência profissional para a gestão ambiental urbana, com foco em saneamento básico, gestão de resíduos sólidos e seus rebatimentos em planos diretores. Possui ampla experiência em coordenação de equipes multidisciplinares para o desenvolvimento institucional do setor, atuação nas modalidades de capacitação e de assessoria técnica em processos participativos, na implementação e acompanhamento de programas e projetos, e na elaboração de publicações nos temas saneamento básico e gestão de resíduos sólidos. Atuou em municípios de todas as regiões do Brasil e também em programas internacionais realizados em Moçambique, na África.
Patrícia Finamore Araujo
Engenheira ambiental pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e doutoranda em Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (PROURB/FAU/UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Estudos das Águas Urbanas (LEAU). Engenheira da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), de 2011-2016, responsável pela supervisão de obras civis e avaliação de projetos básicos e executivos de engenharia, por ações para a melhoria das condições sanitárias de comunidades tradicionais e pela elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico. Desde 2016 integra a equipe de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (DUMA/IBAM), atuando na elaboração de instrumentos de planejamento, sempre com o viés do saneamento básico, no desenvolvimento de programas de resíduos sólidos e na assessoria técnica a municípios do Bioma Amazônia.
R$ 1.400,00
Boleto bancário ou em 3 x sem juros no cartão de crédito.
Para descontos especiais entre em contato com a Secretaria de Cursos pelo e.mail: sec-ensur@ibam.org.br
Os portais do IBAM utilizam cookies para melhorar a experiência de navegação e disponibilizar funcionalidades adicionais. Política de privacidade
Permitir cookies