GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL

O Curso

As recentes transformações no ambiente e nos processos político, econômico e de produção têm gerado uma crescente arrecadação de tributos e, consequentemente, o surgimento da chamada “guerra fiscal” entre os entes da federação. Tendo em vista este fenômeno e com o intuito de debater e de fazer com que os gestores e técnicos que lidam com tributação, na esfera municipal, entendam de forma objetiva as razões desse fenômeno recente,  é importante estudar os aspectos gerais da gestão tributária municipal como forma de melhorar e gerir com eficiência a arrecadação dos tributos Municipais.

Objetivo

Propiciar informações básicas sobre o sistema tributário municipal com foco na gestão tributária, por meio de uma formação sólida com elementos teóricos e práticos para a identificação de aspectos gerais sobre o tema.

Conteúdo Programático

O curso está estruturado em 5 unidades:

  • Unidade 1 – Sistema Tributário Municipal
  • Unidade 2 – Competência Tributária
  • Unidade 3 – Obrigação Tributária
  • Unidade 4 – Crédito Tributário e lançamento
  • Unidade 5 – Administração Tributária

Público-Alvo

Gestores e técnicos que atuam na área tributária,  procuradores, advogados, contadores, administradores e demais profissionais com interesse no tema.

Informações

Conteudista:

Leonardo Godoi Sia
Mestre em Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Estudos Tributário (IBET), local onde também se formou na especialização na mesma disciplina. Especialista em Direito Público e Privado pelo Instituto Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (ISMP/RJ). Auditor Fiscal Municipal, professor da Especialização em Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET/RJ), da Faculdade IBAM, da Especialização em Estratégias Tributárias da Universidade La Salle/RJ (Curso de Contabilidade), professor de Auditoria no Estratégia Concursos e dos cursos de Gestão Tributária Municipal e Fiscalização Tributária do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e conteudista de Gestão Tributária Municipal da Escola Nacional da Administração Pública (ENAP, vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão). Diretor da Associação dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais do Estado do Rio de Janeiro – AFIMERJ.

Importante

A Faculdade IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria para confirmar sua realização.

Este é um curso autoinstrucional e, antes de iniciar seu estudo, temos algumas informações importantes.

Cursos autoinstrucionais são realizados sem acompanhamento de tutoria, ou seja, o participante acessa os materiais e conteúdos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e organiza sua rotina de estudo.

Certificação

Terá direito ao certificado o Participante que alcançar 60% de acertos da Avaliação de Aprendizagem.

Investimento

R$ 260,00
Para descontos especiais entre em contato com a Secretaria da Faculdade pelo e-mail: faculdade@ibam.org.br
Servidores de Prefeituras, Câmaras e outras entidades associadas ao IBAM tem 20% de desconto.

Convide seus amigos e aproveite outros descontos:

  • 2 matrículas = 10 % de desconto.
  • 3 matrículas ou mais = 15 % de desconto.
  • Ex-alunos(as) = 10% de desconto.
Enviar mensagem
1
Aguardando você!
Olá, podemos te ajudar?