GESTÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

O Curso

A prestação do serviço de iluminação pública é uma das principais responsabilidades da Administração Municipal. A gestão eficiente desse sistema evita o desperdício de energia elétrica e possibilita a economia de recursos significativos, além de permitir o deslocamento da população em segurança, garantindo o pleno exercício do direito à cidade.

Considerando esse cenário, como os Municípios se relacionam com o tema? Conhecem a despesa de energia elétrica do sistema de iluminação pública e o custeio dos serviços? Conhecem as condições e o desempenho do sistema?

O curso tem o propósito de instrumentar a Administração Pública Municipal para a adequação e a melhoraria da qualidade nos processos de manutenção e operação, além de apresentar os princípios para o planejamento de um sistema eficiente, o uso de novas tecnologias e os fundamentos para uma gestão global do sistema de iluminação pública.

Além do conteúdo já consagrado, o curso apresenta entre as atualizações:

  • as disposições do novo regramento da Resolução Normativa ANEEL Nº 888, que trarão mudanças no cadastro dos pontos de iluminação pública, na medição e faturamento de iluminação pública e nos contratos referentes ao fornecimento de energia elétrica;
  • a orientação sobre as novas tendências da iluminação pública, com tecnologia LED;
  • as recomendações para luminárias com tecnologia LED;
  • a legislação pertinente à formação de consórcios.

Objetivo

Transmitir aos Municípios que realizam as atividades de gestão do sistema de iluminação pública (IP), as condições necessárias para a adequada utilização dos ativos e realização dos serviços em andamento.

Instrumentalizar teórica e tecnicamente a Administração Municipal com o conteúdo necessário para a adequada operação, manutenção e posteriormente a expansão do sistema de IP. Abrange também a institucionalização, implantação e implementação ou revisão da COSIP para o custeio das atividades desse sistema.

Público-Alvo

O curso é dirigido aos técnicos municipais, engenheiros, arquitetos, empresas de consultoria e demais profissionais relacionados com o tema gestão do sistema de iluminação pública (IP).

Considerando os vários cenários na gestão desse sistema, o curso poderá ser acompanhado tanto pelos gestores que assumiram recentemente a gestão dos ativos, quanto por aqueles que já gerenciam o seu parque de iluminação pública.

Conteúdo Programático

O curso está estruturado em 3 unidades:

  • Unidade 1 – Ativos do Sistema de Iluminação Pública.
  • Unidade 2 – Operação, Manutenção e Custeio do Sistema de Iluminação Pública.
  • Unidade 3 – Eficiência Energética, Expansão e Gestão do Sistema de Iluminação Pública.

Informações

Conteudistas:

Carlos Magno Pereira
Engenheiro de Operação em Eletrônica pela UFRJ/RJ (1969), Mestre em Educação Tecnológica pela Oklahoma State University – Oklahoma/USA (1974). Experiência como gerente de projetos do Ministério de Educação / Banco Mundial. Professor do CEFET/RJ (Professor e Coordenador do Curso de Eletrotécnica – nível técnico 2º grau e do Curso de Pós-Graduação – Mestrado de Educação Tecnológica). Coordenador de Programas de Qualidade Total do CEFET/RJ e demais unidades da Rede Federal de Ensino. Consultor, tendo como principais clientes o SEBRAE/RJ e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Consultor do IBAM e Multiplicador certificado na Metodologia de Elaboração de Planos Municipais de Gestão da Energia Elétrica – PLAMGEs.

Luiz Rapini Neto
Engenheiro Eletricista pela Fundação Educacional de Bauru – atual UNESP Bauru/SP (1976), pós-graduado em Perícias de Engenharia e Avaliações pela UNISANTA – Santos/SP (1998). Profissional com mais de 30 anos de experiência no setor elétrico, atuando no período, em concessionária de distribuição de energia elétrica. Experiência na coordenação de projetos (PROCEL Reluz, Luz na Terra, Luz no Campo e Luz para Todos), eficiência energética e relações institucionais. Consultor do IBAM e Multiplicador certificado na Metodologia de Elaboração de Planos Municipais de Gestão da Energia Elétrica – PLAMGEs.

Roberto Vasques Wood
Engenheiro Eletricista pela Fundação Educacional de Barretos (1975), pós-graduado em Engenharia de Planejamento de Sistemas de Distribuição, Gerenciamento de Sistemas de Distribuição Engenharia da Qualidade. Possui 34 anos de experiência profissional na área de distribuição de energia no setor elétrico, atuando em projeto, construção, manutenção, comercialização, gestão de serviços técnicos e comerciais. Consultor do IBAM e Multiplicador certificado na Metodologia de Elaboração de Planos Municipais de Gestão da Energia Elétrica – PLAMGEs.

IMPORTANTE

A Faculdade IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria para confirmar sua realização.

Este é um curso autoinstrucional e, antes de iniciar seu estudo, temos algumas informações importantes.

Cursos autoinstrucionais são realizados sem acompanhamento de tutoria, ou seja, o participante acessa os materiais e conteúdos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e organiza sua rotina de estudo.

Certificação

Terá direito ao certificado o Participante que alcançar 60% de acertos da Avaliação de Aprendizagem.

Investimento

R$ 320,00
Para descontos especiais entre em contato com a Secretaria da Faculdade pelo e-mail: faculdade@ibam.org.br
Servidores de Prefeituras, Câmaras e outras entidades associadas ao IBAM tem 20% de desconto.

Convide seus amigos e aproveite outros descontos:

  • 2 matrículas = 10 % de desconto.
  • 3 matrículas ou mais = 15 % de desconto.
  • Ex-alunos(as) = 10% de desconto.
Enviar mensagem
1
Aguardando você!
Olá, podemos te ajudar?