A cultura constitui um importante vetor de desenvolvimento socioeconômico que envolve os setores público, privado e o terceiro setor na produção de programas e projetos culturais. Impactado durante a pandemia, o setor cultural tem atuado na busca por alternativas que vão de programas governamentais a apoio e investimentos da iniciativa privada.
A profissionalização dos atores que atuam na cadeia produtiva da cultura envolve conhecimentos na elaboração e gestão de planos, programas e projetos, captação de recursos, gestão de pessoas e financeira para que a cultura possa efetivamente impulsionar a economia local por meio da geração de emprego e renda.
Debater sobre o planejamento, gestão e ferramentas de incentivo para projetos culturais e de capacitação de agentes locais de desenvolvimento, relacionados com arranjos produtivos e negócios criativos, de maneira a contribuir para o esclarecimento das dúvidas daqueles que trabalham direta ou indiretamente com a produção e o fomento cultural.
• Política, Gestão Cultural e Economia Criativa.
• Análise de mercado de produção de eventos culturais e mecanismos de incentivo – com foco de atuação e parcerias locais.
• Desafios para implementação, importância e potencial de impacto de iniciativas incentivadas e fomentadas por meio dos editais locais.
• Implicações no setor cultural, identificando as oportunidades oferecidas pelos dispositivos de incentivo.
• Apresentação de dispositivos para elaboração de Planos de Ação para Leis de Incentivo (destaque para Lei Paulo Gustavo e Rouanet)
• A prestação de Contas dos recursos recebidos – relatório de gestão final com informações sobre a execução dos valores e beneficiários por meio de editais, junto à administração pública local.
O curso, com duração de 4 semanas, terá aulas on-line (AOL) pela plataforma ZOOM. A metodologia permite que os alunos interajam em tempo real com professor e colegas e tenham acesso ao Ambiente Virtual onde será disponibilizado material de estudo, fórum de debates, link das aulas gravadas e exercícios.
Gestores públicos, fazedores de cultura, empreendedores da economia criativa, produtores culturais e profissionais que tenham interesse em se aperfeiçoar e desenvolver no tema.
Luiz Felippe de Rosenburg
Graduado em Administração Pública pela FGV e pós-graduado em planejamento e gestão cultural e projetos de entretenimento na Espanha e no Brasil. Com larga experiência em gestão pública e direção de produção, premiado pelo MinC pelo modelo inovador do programa do IBAM Cultural. Consultor da área de economia criativa do SEBRAERJ e de programas de incentivo da área musical da FUNARTE/ MinC, atualmente é consultor da área de Organização e Gestão do IBAM.
Debates, exercícios e estudo de caso.
Terá direito ao certificado o Participante que alcançar 70% de acertos da Avaliação de Aprendizagem.
R$ 460,00
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A Faculdade IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria para confirmar sua realização.
Este curso pode ser realizado na modalidade presencial ou turma fechada sob demanda.
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