Diversidade, Comunicação não-violenta e Ética Profissional no Atendimento

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O Curso

O curso tem como proposta aprimorar o atendimento ao público por parte dos profissionais que atuam em diferentes instituições públicas, buscando dar dicas para excelência nesse atendimento, implicando em mudança comportamental e atitudinal do atendente e seu aperfeiçoamento.
Assim, as dicas apresentadas contemplam o passo a passo de como atender bem, enfatizando a diversidade, postura, tipos de comunicação, tipo de públicos, recepção, atendimento presencial e telefônico, uso da internet, além, de apresentar os princípios que regem os deveres desses profissionais que atuam em nome do serviço público. Um dos pilares é a ética profissional, com o tratamento mais humano, respeitoso e empático junto ao público mais também no tratamento entre toda a equipe de colaboradores.

Objetivo

Aprimorar o atendimento ao cidadão com base na diversidade humana e na necessidade de construção de uma sociedade mais justa e solidária por meio de atitudes direcionadas para o estabelecimento de relações harmônicas, com foco no cidadão e na minimização da violação de direitos.

Metodologia

O curso, com duração de 4 semanas, terá aulas on-line (AOL) pela plataforma ZOOM. A metodologia permite que os alunos interajam em tempo real com professor e colegas e tenham acesso ao Ambiente Virtual onde será disponibilizado material de estudo, fórum de debates, link das aulas gravadas e exercícios.

Público-Alvo

Gestores e técnicos municipais de diferentes áreas como: saúde, educação, assistência social, agentes da segurança pública e do trânsito, e demais profissionais que tenham interesse em se desenvolver no tema.

Conteúdo Programático

  • Discussões sobre direitos humanos, inclusão e diversidade, com ênfase na prática ética e no foco no cidadão.
  • Introdução ao Atendimento ao Público.
  • Tipos de Comunicação.
  • Comunicação verbal e não-verbal no Atendimento.
  • Diversidade Humana e Direitos Humanos.
  • Leis de proteção ao público e aos agentes públicos frente ao racismo, LGBTQIAfobia, capacitismo, etarismo.
  • Dicas para Atendimento.
  • Atendimento Inclusivo com ênfase na
  • Ética x Moral
  • Ética profissional e o atendimento ao público.
  • Comunicação não violenta
  • Conflito x Confronto
  • Cultura de Paz na organização

Informações

Professora:

Luciana Gonzaga Bittencourt
Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2004) e licenciada em História pela UNIASSELVI (2024). Mestra (2016) e Doutora (2021) em Política Social pela UFF. Especialista em Marketing (2005) pela UFF e em Educação a Distância (2010) pelo SENAC. Atuou na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (PROEX/UFF) entre 2009 e 2018, desenvolvendo ações de extensão ligadas à cultura, educação e direitos humanos. Atualmente, trabalha na Escola de Governo de Maricá (EMAR) como professora de cursos de extensão em diferentes temas ligados à justiça social e direitos humanos . Professora convidada na Especialização em Pedagogia Social para o Século XXI, da Faculdade de Educação da UFF, disciplina ministrada Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Tem experiência com pesquisas em áreas como direitos humanos, em especial em midia, gênero, diversidades e vulnerabilidades; além das áreas de comunicação, mobilização e política social e extensão universitária. Foi orientadora de 4 pesquisas nas áreas de renda básica de cidadania – moeda social – enfrentamento à violência doméstica contra a mulher ligadas ao Programa de Iniciação Científica do ICTIM/Maricá, além de pesquisas na área de direitos humanos. Parecerista convidada por diferentes periódicos para avaliação de artigos na área de direitos humanos.

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/5920708813986527

Certificação

Terá direito ao certificado o Participante que alcançar 70% de acertos da Avaliação de Aprendizagem.

Investimento

R$ 460,00
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Importante

A Faculdade IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria para confirmar sua realização.

Este curso pode ser realizado na modalidade presencial ou turma fechada sob demanda.

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