Cidades Inteligentes

Cadastre-se para receber mais informações antes do início das aulas.

O Curso

Cidade Inteligente é um conceito em evolução, na maioria das vezes atrelado somente à difusão das tecnologias de informação e comunicação. Estas novas tecnologias ajudam na coleta de dados e seu tratamento em escala, possibilitando o apoio a processos decisórios. Conhecer o conceito de Cidades Inteligentes e sua importância no século XXI é chave para pensarmos o futuro das cidades, seja do ponto de vista de seu desenvolvimento, seja em suas interações com agendas globais, como a da emergência climática e a Agenda 2030, da ONU.
A participação da sociedade na construção de Cidades Inteligentes é essencial para que o futuro das cidades seja inclusivo e sustentável. Se você quer ser um profissional atuante no tema das cidades inteligentes, seja por ter interesse na promoção de soluções inovadoras para cidades ou porque já possui competências relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, esse curso é para você.

Metodologia

O curso será ministrado em 4 semanas, sendo 1 aula on-line (AOL) por semana com 2 horas e meia cada e intervalo de 15 minutos a cada 1h 15min de aula on-line (AOL), incluindo 4 horas para leituras previamente recomendadas pelo(a) professor(a). Os encontros remotos através de Ferramenta ZOOM de web conferência, além do uso da plataforma Moodle como ambiente de repositório de materiais, interação e comunicação.

Objetivo

Ao concluir o curso, o aluno terá compreendido sobre desafios e oportunidades no tema de cidades inteligentes, tendo como base conceitos e conhecimentos compartilhados, casos internacionais e nacionais apresentados, e a reflexão sobre a amplitude do tema e suas sinergias com as questões que envolvem a gestão inteligente e sustentável das cidades.

Público-Alvo

O público ao qual se destinam os Cursos é variado, uma vez que possui objetivos que atendem ao interesse de indivíduos com múltiplas inserções:

  • Profissionais dos setores público, privado e 3º setor, que desejam se atualizar
  • Grupos de interesse da sociedade civil organizada
  • Estudantes de graduação que desejam se especializar em temas específicos
  • Jovens que procuram se aprofundar e conhecer diferentes áreas do conhecimento

Conteúdo Programático

  • Conceitos e normatização técnica
  • Dimensões integradas
  • Poder transformador das tecnologias (TIC, IoT, IA, BIM etc) e das novas econômicas para desenvolvimento local
  • Experiências internacionais e nacionais de cidades inteligentes

Informações

Professora:

Adriana Nascentes
MBA em Cidades Inteligentes, Mestre em Planejamento Urbano para países em desenvolvimento (Oxford Brookes University, 2001), Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental (Centro Universitário da Cidade, 1999), Arquiteta e Urbanista (FAU-UFRJ, 1994).
Experiência: Especialista nos temas de sustentabilidade, mudanças climáticas e licenciamento ambiental; Consultora do Banco Mundial na preparação de programa de desenvolvimento urbano integrado da Bahia; Consultora do IBAM em projetos, tais como: planos diretores, relatórios ambientais urbanos integrados e capacitação municipal para elaboração de planos de intervenção de orla marítima. Arquiteta na Promon engenharia apoiando equipe em projetos de arquitetura e paisagismo de Linha Vermelha e CIEPS.

Investimento

R$ 680,00
Para descontos especiais entre em contato com a Secretaria da Faculdade pelo e-mail: faculdade@ibam.org.br
Servidores de Prefeituras, Câmaras e outras entidades associadas ao IBAM tem 20% de desconto.

Convide seus amigos e aproveite outros descontos:

  • 2 matrículas = 10% de desconto
  • 3 matrículas ou mais = 15% de desconto
  • Ex-alunos(as) = 10% de desconto.
Enviar mensagem
1
Aguardando você!
Olá, podemos te ajudar?