Cidadania e Acessibilidade Cultural

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O Curso

A proposta do curso visa realizar uma capacitação que proporcione a aproximação de diferentes setores e equipamentos da administração pública ao tema cidadania e acessibilidade cultural, buscando promover rupturas relacionadas a barreiras atitudinais em relação às pessoas com deficiência. Trata-se de sensibilizar e preparar os participantes para um olhar que reflita a diversidade humana e que contribua na formação profissional de diferentes áreas como: educação, cultura, administração, políticas sociais e inclusivas, assistência social, habitação e urbanismo, dentre outras. Dessa forma, atuar no desenvolvimento de ações que promovam autonomia frente às diversidades humanas no que tange as pessoas com deficiência e outros grupos que precisem de adaptações para fruição artística cultural. Além disso, ressaltamos que os editais voltados para projetos sociais e culturais têm como itens obrigatórios a promoção de ações de acessibilidade e democratização cultural.

Objetivo

  • Promover a aproximação de diferentes setores e equipamentos da administração pública ao tema cidadania e acessibilidade cultural.
  • Proporcionar rupturas em barreiras atitudinais em relação às pessoas com deficiência.
  • Sensibilizar e preparar os participantes para um olhar que reflita a diversidade humana e que contribua na formação profissional de diferentes áreas.
  • Atuar no desenvolvimento de ações que promovam autonomia frente às diversidades humanas no que tange as pessoas com deficiência e outros grupos que precisem de adaptações para fruição artística cultural.
  • Capacitar profissionais sobre ações voltadas para projetos sociais e culturais, itens obrigatórios para a promoção de ações de acessibilidade e democratização cultural.

Conteúdo Programático

  1. Cultura e cidadania
  2. Diversidades humanas: conhecendo as pessoas com deficiências (PCDs).
  3. Leis e Acessibilidade: marcos legais.
  4. A Importância da cidadania, da autonomia e do respeito às PCDs
  5. Contextualizando Deficiência
  6. Conhecendo barreiras
  7. Acessibilidade cultural: o que é?
  8. Desenho universal e Tecnologia assistiva.
  9. Acessibilidade em Equipamentos Culturais
  10. Acessibilidade nas ações e produtos culturais
  11. Normas ABNT e acessibilidade
  12. Cultura e lazer como direitos sociais fundamentais
  13. Cultura e mercado de trabalho para PCDs

Metodologia

O curso, com duração de 4 semanas, terá aulas on-line (AOL) pela plataforma ZOOM. A metodologia permite que os alunos interajam em tempo real com professor e colegas e tenham acesso ao Ambiente Virtual onde será disponibilizado material de estudo, fórum de debates, link das aulas gravadas e exercícios.

Público-Alvo

Gestores e técnicos da área de administração pública em: educação, cultura, administração, políticas sociais e inclusivas, assistência social, habitação e urbanismo, dentre outras.

Informações

Professoras:

Luciana Gonzaga Bittencourt
Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense – UFF e licenciada em História pela UNIASSELVI . Mestra (2016) e Doutora (2021) em Política Social pela UFF. Especialista em Marketing (2005) pela UFF e em Educação a Distância (2010) pelo SENAC. Atuou na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (PROEX/UFF) entre 2009 e 2018, desenvolvendo ações de extensão ligadas à cultura, educação e direitos humanos. Atualmente, trabalha na Escola de Governo de Maricá (EMAR) como professora de cursos de extensão em diferentes temas ligados à justiça social e direitos humanos. Professora convidada na Especialização em Pedagogia Social para o Século XXI, da Faculdade de Educação da UFF, disciplina ministrada Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Tem experiência com pesquisas em áreas como direitos humanos, em especial em mídia, gênero, diversidades e vulnerabilidades; além das áreas de comunicação, mobilização e política social e extensão universitária. Foi orientadora de pesquisas nas áreas de renda básica de cidadania – moeda social – enfrentamento à violência doméstica contra a mulher ligadas ao Programa de Iniciação Científica do ICTIM/Maricá, além de pesquisas na área de direitos humanos. Parecerista convidada por diferentes periódicos para avaliação de artigos na área de direitos humanos.

Renata Silencio de Lima
Mestra em Educação Profissional e Tecnológica – IFRJ. Especialista em Acessibilidade Cultural – UFRJ em 2016, Pós-graduada no MBA Observatório de Turismo da FGV – EBAPE em 2010. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense em 2003. Tem experiência em planejamento, coordenação de produção, produção executiva e produção administrativa de projetos culturais. Atualmente é Professora no IFRJ em Produção Cultural e na pós-graduação em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação. Foi coordenadora do Bacharelado em Produção Cultural de 2021 a 2024. Vice-coordenadora do NAPNE – Núcleo de Apoio para Pessoas com Necessidades Específicas e Membra do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Produção Cultural.

Avaliação da Aprendizagem

A metodologia baseia em apresentação de conceitos, estudos de casos e análise de equipamentos culturais e peças voltadas para a acessibilidade cultural. Serão realizadas dinâmicas de grupo. Avaliação individual e em grupo por meio de formulário próprio.

Certificação

Terá direito ao certificado o Participante que alcançar 70% de acertos da Avaliação de Aprendizagem.

Investimento

R$ 460,00
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Importante

A Faculdade IBAM se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar qualquer curso. Por este motivo é importante que os pré-inscritos e interessados mantenham contato com a Secretaria para confirmar sua realização.

Este curso pode ser realizado na modalidade presencial ou turma fechada sob demanda.

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